Google

Serviços

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Mudanças de Habito x Qualidade de Vida

Disse-me um amigo: venho sentindo fortes dores de cabeça, dores muscular, dores na vista, cansaço, irritação, entre tantos outros malefícios, parece ficção?
Em tempos de inclusão digital em que ter um computador passou a ser uma necessidade e mais ainda, ter Internet neste, também com preços mais acessíveis e facilidades de pagamento todo mundo que ter o seu.
Com isso... Inversão de valores vão surgindo.
Algumas perguntas a serem feitas: O que você faz logo após as suas "obrigações matinais", ligar o computador? Quantas horas você passa em frente a um PC? O que você faz quando não está queimando sua vista na frente do tão atrativo COMPUTADOR?
O tempo de uso exagerado do computador acarreta diversos males, por experiência própria posso relatar: aumento de peso, irritabilidade, insônia, dores musculares/inflamações nos tendões, irritação, enfim você possa me ajudar a completar esta lista.
Talvez você exclame: É NECESSÁRIO!
A contrapartida eu repondo: NÃO!
Vamos tomar algumas diretrizes para mudar nosso quadro.
... Estipule limites de tempo para uso do computador, por exemplo 2 horas, não me refiro a trabalho e sim a uso pessoal.
...Experimente contemplar a natureza. Ao acorda, acorde! Respire fundo, olhe para o céu, vai chover, fazer sol, exercite-se, mente sã, corpo sã.
... Leia um livro. Quando eu falo livro, não é um Ebook, dedique ao menos 30 minutos do seu tempo para uma boa leitura de um livro. Saia da frente do computador.
... Procure ter mais lazer em família. Desprenda-se do cotidiano, faça passeios regularmente com a família, praia, piscina, parques, zoológicos. Não procure artifícios digitais, vídeo, cinema, procure estar com você mesmo e com os seus. Reedescubra os lazeres que provavelmente ficaram no passado.
... Priorize tarefas que precisam ser feita no computador. Email, não perca tempo lendo aqueles aparentemente inúteis (propagandas, mensagens depreciativas, sem fundamento, etc). Seja objetivo, vá direto ao que precisa ser feito. Saia do computador, pegue papel e caneta e ESCREVA, faça um esboço diário de suas necessidades cronológicas.
... Estique-se. Se há necessidade de perpetua-se em frente ao tão imprescindível computador, estipule ao menos a cada hora, 10 a 15 minutos para levantar-se, olhar pela janela, levantar os braços, ir ao banheiro, tomar água, invente uma desculpa para sair da frente da telinha.
... Durma. Desprenda-se dos afazeres, descanse a mente, procure dormir cedo, descanse.
... Esteja com Deus. Como é? Sim, esteja com Deus. Talvez você diga: ELE ESTÁ COMIGO O DIA INTEIRO! Então eu preciso lhe perguntar e você está com Ele, só com ELE, por quanto tempo durante as suas 24 horas. Quanto tempo você pára para conversar com Deus? Para agradecer pelas bençãos, provações, sabedoria, saúde, para pedir, para louvar.
... Sabedoria. Ouvi de um amigo a seguinte recomendação para ser feliz, administrar tempo é uma questão de sabedoria, um sábio precisa respeitar 5 tempos – tempo dele para com Deus, tempo dele para consigo mesmo, tempo dele para com o seu cônjuge, tempo dele para com sua família, tempo dele para com seus amigos, e por fim, tempo dele para com o trabalho.
Peço ao leitores, que gostaram ou não, suas mais sinceras opiniões, comentem, adicionem conteúdo a este post. Obrigado!